Home Bootcamp de programação Introdução à Ciência da Computação Introdução aos Bancos de Dados Wikiversidade

Introdução à Ciência da Computação Introdução aos Bancos de Dados Wikiversidade

0

Um banco de dados normalmente agrupa informações utilizadas para um mesmo fim. O conceito de Banco de Dados é intimamente relacionado à computação, no sentido de que a computação estuda a estruturação de dados e as operações que possam ser realizadas sobre estes dados. Podemos definir um banco de dados como um conjunto de informações, estruturadas de forma a organizá-la para facilitar operações como inserção, busca e remoção sobre estes dados. Estas informações são geralmente manipuladas por um software que gerencia sua estrutura e operações que possam ser realizadas. Chamamos de relacionais os bancos mais tradicionais, construídos sobre uma lógica de relações entre dados. A estrutura deles apresenta geralmente tabelas, com um conjunto de linhas e colunas, bem como chaves que conectam diferentes tabelas.

Adota mecanismos importantes de criptografia para controlar a confidencialidade dos dados, ou seja, que eles só estejam disponíveis para pessoas autorizadas. Ademais, esse banco de dados SQL traz algumas regras interessantes para proibir que os dados se percam com ações negligentes ou descuidadas. Uma aplicação de streaming de áudio/vídeo, por sua vez, salva os arquivos que colocamos em listas de favoritos nos seus bancos de dados. Nossas informações https://www.ceibse.edu.uy/profile/cabole1899/profile de pagamento e dados referentes a nossa conta também são salvos nessas bases. Por mais clássicas que sejam as tecnologias de banco de dados, ultimamente temos visto um debate acirrado acerca das ferramentas ideais para lidar com o Big Data — um novo paradigma para o armazenamento. O desafio é construir arquiteturas robustas o suficiente para lidar com o volume e a complexidade dessas categorias de dados e desenvolver uma cultura data-driven.

Administração de dados

Esses insights são essenciais para a tomada de decisões informadas, pois os líderes de negócios podem confiar em dados precisos e atualizados ao definir estratégias e planos de ação. A gestão de um banco de dados é uma tarefa contínua que requer planejamento, habilidades técnicas, vigilância constante e a capacidade de se adaptar a novos desafios à medida que surgem. Portanto, a popularidade de um banco de dados pode variar dependendo do contexto e das preferências dos desenvolvedores e das organizações. Cada tipo de banco de dados tem suas vantagens e limitações, e a seleção adequada é crucial para o sucesso de uma aplicação ou sistema. A capacidade de coletar, armazenar, processar e interpretar dados de forma eficaz é crucial para indivíduos, organizações e sociedades em geral.

  • O NoSQL representa o oposto, um mecanismo de banco de dados que não usa relacionamentos tabulares na modelagem de dados.
  • Neste guia completo, nos aprofundamos no tema banco de dados e tudo que o envolve.
  • Essas limitações acabaram levando ao desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de banco de dados relacionais, que organizam os dados em tabelas.
  • Um dos tipos mais comuns é o relacional, que utiliza tabelas para armazenar e relacionar informações.

Esses bancos de dados armazenam informações em colunas, permitindo que os usuários acessem apenas as colunas específicas de que precisam, sem alocar memória adicional para dados irrelevantes. Esse banco de dados tenta solucionar as deficiências de armazenamento de chave-valor e documentos, mas, como pode ser um sistema mais complexo de gerenciar, não é recomendado para equipes e projetos mais novos. O Apache HBase e o Apache Cassandra são exemplos de bancos de dados de coluna e software https://qiita.com/tumpa54dfg livre. O Apache HBase foi desenvolvido sobre o Hadoop Distributed Files System que fornece uma maneira de armazenar conjuntos de dados esparsos, que é comumente usado em muitos aplicativos de big data. O Apache Cassandra, por outro lado, foi projetado para gerenciar grandes quantidades de dados em vários servidores e clusters que abrangem vários centros de dados. Tem sido usado para uma variedade de casos de uso, como sites de redes sociais e análise de dados em tempo real.

Aumento da segurança

Esperamos que o nosso guia ajude você a se inteirar sobre o tema e guie suas melhores decisões de negócio. Nesse ponto, automatizar seus processos (como aprovações de fluxos de trabalho e manutenção) é o movimento ideal, ajudando a economizar tempo e tornar sua operação mais eficiente. E, claro, com a possibilidade de integrar os setores, você aproveita as informações https://doselect.com/@tumpa54dfg que cada um gera e coleta em seus processos. A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, possui regras sobre o tratamento dos dados pessoais dos clientes. Deste modo, é possível garantir o compartilhamento de informações de forma facilitada entre todos os setores da empresa. Desse modo, é possível definir e identificar padrões em dados não-estruturados e semiestruturados.

Diversos modelos foram e vem sendo utilizados ao longo da história, com vantagens para um ou para outro por determinados períodos. O modelo de dados mais adotado hoje em dia é o modelo relacional, onde as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por linhas e colunas. Se você imaginou que o modelo relacional parece ser organizado demais para um fluxo enorme de dados, você acertou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here